A Prefeitura de Regente Feijó, em parceria com o Departamento de Saúde e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na última quarta-feira (21), no Anfiteatro Municipal, um evento formativo com o tema “Luta Antimanicomial: garantia do cuidado em liberdade às pessoas com sofrimento mental”.
O encontro reuniu profissionais de todas as unidades de saúde do município para uma tarde de reflexão, aprendizado e fortalecimento da rede de atenção à saúde mental. A programação teve início com a exibição de um vídeo com depoimentos de pacientes e familiares atendidos pelo CAPS, que relataram como o trabalho da unidade tem transformado vidas, promovendo acolhimento, dignidade e inclusão. Em seguida, a terapeuta ocupacional Ana Flávia Dias Tanaka ministrou uma palestra abordando temas essenciais como a trajetória histórica da saúde mental no Brasil, a importância da reforma psiquiátrica, o papel das políticas públicas atuais, a atuação integrada da rede de saúde e o papel fundamental do CAPS nesse processo. A especialista destacou ainda o desafio da inclusão e os avanços conquistados com a substituição do modelo manicomial por práticas humanizadas e em liberdade.
A diretora de Saúde do município, Dalva Liboni, prestigiou o evento e fez questão de agradecer o empenho da equipe do CAPS. “Agradeço à equipe do CAPS Regente pelo suporte constante às equipes de saúde e pela contribuição significativa na melhoria da vida dos pacientes”, afirmou.
A enfermeira Vanessa Negri também reforçou a relevância da capacitação. “Nós queremos transmitir a mensagem de que as pessoas têm o direito de receber tratamento fora do ambiente hospitalar. Quem vive com transtornos mentais deve estar inserido na sociedade e deve garantir seus direitos de cidadão e também receber o tratamento adequado e individualizado”, ressaltou.
Entenda a Luta Antimanicomial
A luta antimanicomial é um movimento social que defende a desinstitucionalização da saúde mental, ou seja, o combate ao isolamento e à exclusão das pessoas com sofrimento mental em manicômios. Essa luta busca a criação de um sistema de saúde mental que garanta a dignidade e os direitos de todos, com foco na inclusão e no cuidado em liberdade. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
O CAPS de Regente Feijó está localizado na Rua Antônio Carlos, 655, ao lado da Unidade de Saúde Central. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.